quinta-feira, 12 de abril de 2012

Queijo prá lá de caseiro...


Neste final de semana de Páscoa eu e a minha irmã Cida aproveitamos para remexer nas minhas receitas, revistas, cadernos e livros de culinária. Eu tenho vários suplementos de culinária da Revista Cláudia, pois as receitas são testadas e aprovadas... sou super fã da culinária da Bettina ( Invenções da Bettina). 

Encontramos a receita de queijo caseiro, que aliás fica parecido com a ricota,  leve e prático. Não deu outra – corremos para a cozinha para fazê-lo. Ficou divino... temperadinho e com torradinha... maravilhoso. Melhor do que isso – super fácil de fazer. Vai cair como uma luva para a sua dieta e outras receitinhas. Muito saudável !

Anote a receitinha da Bettina
5 litros de leite tipo A ( para um rendimento de aproximadamente 750g )
½ xícara de vinagre

Em uma panela grande, leve o leite com o vinagre para ferver, sem mexer, até o leite talhar. Retire a massa talhada com uma escumadeira e coloque em pano de prato umedecido, sobre um escorredor de macarrão e esprema torcendo o pano. Depois leve à geladeira por 6 horas. Abra o pano, após este período, com cuidado para não despedaçar o queijo. Utilize ou guarde na geladeira em uma vasilha com tampa por 5 dias.

Dicas da Pepina Mari@

  • Usei vinagre de maçã. Fervi apenas 2 litros de leite integral e ¼ de xícara de vinagre e rendeu mais ou menos 300g de queijo.
  • Eu não escorri a massa com escumadeira, eu virei a massa toda dentro de um saquinho de pano umedecido (desses que se usa para fazer coalhada seca)  e depois torci bem. Na geladeira deixei o saquinho dentro de uma tigela para escorrer uma possível sobra de líquido, mas não foi necessário. Apertei tanto que não sobrou nada!
  • Aproveitei para colocar na salada de batatas cozidas que fiz de almoço e ficou uma delicia. Depois para uma pastinha de queijo – misturei com temperinhos (alho, cebola, cheiro verde, raspinhas de limão, sal e azeite e 2 colheres de iogurte também caseiro)... aí meu Deus que loucura que fica! Deixei uma parte dessa misturinha pronta na geladeira para ir comendo com pão durante a semana.
  • Nas dicas das “ Invenções da Bettina “ - ela ensina passar este queijo na peneira e misturá-lo com creme de leite e ovos – ele se transforma em recheio para tortas e/ou misturá-lo com atum, azeitonas pretas, tomates secos, usá-lo com macarrão e onde mais a sua criatividade alcançar... terá pastinhas incríveis para o seu lanche, complemento para outros pratos saudáveis.
De qualquer forma fica maravilhoso e todos os créditos dessa receita para a Bettina, claro!

Au revoir!
Pepina Mari@

Nenhum comentário:

Postar um comentário