quinta-feira, 5 de abril de 2012

Cookies e um livro interessante...



Eu adoro livros. Não sei ficar um dia sem ler e não sei dormir sem ler nem que seja uma página. Hábito que adquiri na infância... aliás quando criança se tinha a oportunidade de escolher entre um brinquedo e um livro - eu ficava com os livros. Com eles eu aprendi a ler e a escrever... aprendi muito e lamento quando uma criança não é incentivada a ler.

Hoje nas minhas aulas de alfabetização para adultos vejo o quanto meus alunos sofrem e anseiam para aprender a ler e a escrever. Quando me lembro da dedicação da minha mãe Nena e da minha tia avó - Pepina, mais aumenta a minha gratidão.

Por isso amo ir à livrarias e fico horas dentro delas... dificil mesmo é sair de lá. 


Esta semana terminei de ler – POR FAVOR CUIDE DA MAMÃE da escritora sul-coreana e premiada  - Kyung-sook Shin . Ela é a primeira escritora de seu país a vencer um cobiçado prêmio chamado - Man Asian Literary Priz. Seu livro já foi publicado em 32 países.

Um livro que apresenta uma mulher que mora numa cidade do interior da Coreia do Sul, abandonada e negligenciada por todos da família. Um misto de acomodação, falta de gratidão e egoísmo.

Um dia essa mãe se perde do marido numa estação de metrô em Seul, desaparece e então a familia se dá conta de que nunca prestaram atenção naquela mulher que fazia tudo por eles. O marido se dá conta que viveu 50 anos ao lado de uma mulher dedicada à familia e a ele, mas que ele não conhecia de verdade. Porém é tarde demais...

Gostei muito do livro e me emocionei também com várias passagens. Lembrei-me muito da minha mãe, de algumas passagens da infância e da vida. Como a autora disse numa das várias entrevistas - " quando a mulher se torna mãe raramente tem tempo de pensar nela mesma".
A escritora foi convidada a participar no dia 18 de abril da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura que será em Brasília e fará uma palestra com o tema "As transformações na estrutura social da Coreia do Sul através da literatura popular" e sessão de autógrafos.

Acho que vale a pena você ler e depois dar a sua opinião ou até mesmo se perguntar: " O que estará fazendo a minha mãe agora "?




Na cozinha da Pepina Mari@ ...
 
Eu estava procurando uma receitinha de “ cookies”, mas que fosse fácil de fazer e encontrei no site da Loja Barra Doce ( que fica aqui em São Paulo no bairro de Moema – http://www.barradoce.com.br/ ) uma receita que deu certo.

COOKIES DA LOJA BARRA DOCES

Para fazer os cookies tradicionais com gotas de chocolate em casa, você irá precisar de:

- 2 1/4 de xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de manteiga
- 1/4 de xícara de açúcar refinado
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 ovos grandes
- 2 xícaras de gotas de chocolate ou de chocolate picado grosseiramente

Antes de tudo ligue o forno em 180°C para pré-aquecer. Em seguida misture em uma tigela a farinha, o bicarbonato e o sal, deixando reservado. Agora bata na batedeira a manteiga com os açúcares e a baunilha até ficar homogêneo. Adicione um ovo de cada vez na mistura de manteiga, batendo até que incorpore antes de colocar o segundo ovo. Com a batedeira ainda funcionando, coloque aos poucos a mistura de farinha, deixando sempre bater antes de colocar mais para que a massa fique muito bem misturada. Desligue a batedeira e despeje as gotas de chocolate ou o chocolate grosseiramente picado, misturando com a ajuda de uma espátula. Enfim a massa dos cookies está pronta! Prepare uma assadeira baixa forrando papel manteiga  para colocar a massa. Com a ajuda de uma colher de sopa, coloque a massa na assadeira ou tapete de silicone, pressionando ligeiramente a massa para ela ficar um pouco mais chata, se for necessário. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, até os cookies ficarem assados e ligeiramente corados. Retire do forno e deixe esfriar . Esta receita rende cerca de 36 cookies. Fica uma delícia!

Feliz Páscoa! 
Au revoir!
Pepina Mari@

Nenhum comentário:

Postar um comentário